Menu

Perplexity AI: Conheça o Novo Buscador com Inteligência Artificial

Perplexity AI é um chat com inteligência artificial diferenciado, pois funciona como um buscador de internet/browser com a eficiência de uma AI. Saiba como acessar, como Perplexity funciona e como ele pode te ajudar!



Como Funciona

Ao fazer uma pergunta, Perplexity AI dá uma resposta resumida com a opção de visualizar uma resposta mais detalhada, indicando links para acessar sobre o conteúdo, quais foram as fontes utilizadas para formular a resposta e possibilidade de interagir com a mesma, como curtir ou descurtir a informação trazida e alterar a consulta.

A ferramenta traz um grande modelo de linguagem com capacidade de processamento de linguagem natural e reúne informações de várias fontes para criar uma resposta única. O acesso à ferramenta é feito através do site oficial perplexity.ai em qualquer dispositivo e também pelo aplicativo disponível para iPhone.

Além disso, é possível integrar o Perplexity ao navegador e instalar a extensão para Google Chrome para usar o buscador de forma geral e também direcionado à busca em domínios e páginas específicas.

Como utilizar Perplexity na web

1. Para utilizar o Perplexity no PC basta acessar a página perplexity.ai, se inscrever utilizando o email do Google (ou continuar sem se cadastrar) e começar a perguntar escolhendo diferentes opções para a busca: internet, acadêmico, WolframAlpha, YouTube, Reddit e Notícias.

Na página inicial da plataforma você também confere o que há de novo e pode clicar em uma das consultas para conferir abaixo da barra de pesquisa para conferir as últimas novidades.

2. Ao fazer uma pergunta sobre determinado assunto, Perplexity responde com um resumo sobre o mesmo, disponibiliza links relacionados à resposta que você pode clicar para conferir, além de outras opções para interagir com a resposta, como curtir ou descurtir o conteúdo, visualizar as fontes que a ferramenta utilizou para formular a resposta, ver a resposta de forma mais detalhada e editar a consulta:

3. As sugestões de outras buscas relacionadas te ajudam a ampliar e aprofundar a sua pesquisa, mas você também pode continuar a conversa fazendo novas perguntas sobre o tema:

4. Mais uma vez, a Perplexity dá a resposta disponibilizando links relacionados ao conteúdo que você pode clicar para saber mais sobre o tema e interagir com a resposta.

E assim como o ChatGPT, Perplexity também é capaz de escrever códigos HTML para páginas online, como uma página de blog:

 

Your Threads

Todas as suas buscas ficam salvas na aba Your Threads e você pode continuar a conversa com a inteligência artificial exatamente de onde você parou.

Caso você não queira deixar determinada busca registrada, é só clicar nos 3 pontinhos ao lado e optar por excluí-la, garantindo a sua privacidade.

Extensão para Google Chrome

Com a extensão de Perplexity para o Google Chrome você consegue utilizar o buscador inteligente tanto para buscas gerais na internet de forma geral, quanto páginas e domínios específicos, como em suas redes sociais.

Ao acessar sua rede social pelo PC, é só clicar no ícone da extensão do Perplexity e fazer sua pergunta. Caso o ícone não esteja aparecendo, é só clicar em extensões e fixá-lo.

Você pode fazer uma pergunta para o Perplexity direcionada àquele domínio. Por exemplo, sugestões de quem você deve seguir que fale sobre determinado nicho. Perplexity irá sugerir várias páginas que falam sobre o conteúdo em questão, é só clicar e seguir!

Outra funcionalidade é pedir à ferramenta que traduza uma página da web usando a extensão. É só entrar no website desejado, clicar na extensão, em This Page, e fazer o pedido:

Além disso, você pode pedir a Perplexity que resuma artigos, ache palavras em textos da web, procure os produtos mais baratos em um certo site para te ajudar a ganhar tempo nas compras online, enfim, são várias funcionalidades que vão tornar a sua navegação na internet mais prática e precisa.

Perplexity está disponível para:

IOS

Atualizado em: na categoria: Aplicativos Otimizadores de Sistema

Autor: Lívia Calado

.

Você pode gostar...