Menu

Litmatch: É o conhecido Tinder para adolescentes?

Todo mundo sabe que o Tinder é um famoso aplicativo de relacionamentos para adultos, mas recentemente o que passou a ganhar destaque foi o Limatch. Mas afinal, será que essa realmente é uma opção de tinder para os adolescentes. A resposta para essa pergunta e outras das suas principais informações, pode seguir conferindo a seguir:



O que é o Litmatch?

Basicamente, o Litmatch é um aplicativo de chat para conhecer pessoas com base em gostos similares, fazendo com que tenhamos um espaço facilitado para estar em contato com outros jovens para conversar ou até mesmo ter momentos interativos juntos a partir dos jogos disponibilizados.

Ao criar o aplicativo, irá poder criar um perfil adicionando seu nome, informações como idade e uma biografia, além de escolher um avatar. Inclusive, esse é um ponto a ser considerado: Não será possível escolher uma foto de perfil, havendo somente imagens de mostrinhos para escolher aquele que preferir. Porém, no feed, poderá publicar a foto que quiser sem problemas!

O que chama atenção e faz com que o aplicativo seja considerado um tinder para adolescentes é a similaridade da interface entre eles, incluindo um espaço para dar like ou deslike nas pessoas e um outro para iniciar a conversação após a combinação.

Qual a idade para entrar no Litmatch?

Um dos fatores para que o Litmatch tenha um público bastante jovem entre seus usuários é justamente por ser voltado para maiores de 12 anos, sem limitações para os menores de 18 anos. Ainda assim, essa é somente uma recomendação, e em qualquer idade será possível se cadastrar normalmente.

Isso porque não há qualquer tipo de fiscalização, não havendo exigência de documento para comprovação de idade, tampouco para se certificar que o perfil do usuário condiz com a realidade, incluindo detalhes como seu gênero, por exemplo. Outro detalhe percebido é que o suporte para menores de 17 anos é dificultado em alguns casos.

Como achar pessoas no Litmatch?

Há três diferentes maneiras de encontrar outros usuários no Litmatch. A primeira delas é na página inicial, onde recebemos a indicação de possíveis amigos, que não necessariamente são pessoas que conhecemos, mas sim aquelas que podem ter aspectos em comum para uma combinação. Nesse contexto, são apresentados detalhes como idade, gênero e biografia escrita pela pessoa.

Outra maneira encontrada é por meio do uso da Timeline, que funciona de forma bem similar ao feed de redes sociais com as quais já estamos acostumados, incluindo variadas postagens, mas principalmente fotografias. Por isso o fato de não poder escolher uma foto de perfil não tem grande impacto, já que nessa área o usuário poderá publicar qualquer foto que desejar, incluindo seu próprio rosto.

A terceira e última forma que encontramos de achar pessoas através do aplicativo é pela área de jogos dentro do próprio aplicativo, onde podemos ter conversas através de mensagens, áudio e vídeo. Antes de escolher qual espaço de jogo acessar, ainda poderá visualizar quantos usuários estão online no momento, podendo escolher aquele com mais pessoas para aumentar as chances de encontrar alguém legal.

O Litmatch é perigoso?

De forma bastante constante, surgem dúvidas quanto à segurança do aplicativo. Na teoria, ele é sim seguro e apresenta funcionalidades interessantes para que os jovens possam estar em contato entre si, facilitando até mesmo o estabelecimento de relações de amizade na adolescência, quando para os mais tímidos esse pode se tornar um grande desafio.

No entanto, já na prática, o aplicativo peca no que diz respeito à moderação, deixando os usuários muito livres e não estabelecendo o rigor necessário para a verificação dos perfis. Dessa forma, muitas pessoas podem mentir sobre quem são, adicionando uma idade falsa, por exemplo.

Aliás, o próprio feed do aplicativo é voltado quase que inteiramente por conteúdos de cunho sexual, incluindo convites para trocas de fotos íntimas ou até mesmo para uma chamada de vídeo com o mesmo teor. Tudo isso sem contar nas imagens publicadas, que incluem conteúdo sexual de forma explícita.

Ou seja, o aplicativo acabou se tornando um espaço bastante propício para a atividade de criminosos como os pedófilos, impactando na experiência dos usuários. Sendo assim, o perigo está no que a comunidade acabou se tornando. Então, é importante ter cuidado ao instalar o aplicativo e se você é responsável por um adolescente ou pré adolescente, esteja atento a todos esses detalhes.

Litmatch X Yubo

Pensando em aplicativos com proposta similar ao Litmatch, encontramos o Yubo, que é indicado para jovens a partir dos 13 anos de idade. Com isso, já podemos perceber logo de cara que o público alvo acaba sendo o mesmo, chamando muita atenção dos adolescentes.

Mas é claro, alguns pontos os diferencia e faz essa comparação proposta ganhar sentido. Assim, podemos considerar que enquanto o Litmatch apresenta funções como mensagens de texto, contato por voz e vídeo, o Yubo é voltado mais especificamente para o contato com vídeo, ainda que tenha a funcionalidade de chat.

Quanto à segurança, o Yubo realiza a verificação de documentos para o cadastro de novos usuários, e por conta disso já ganha pontos a mais em comparação ao Litmatch, sendo esse um meio de evitar a propagação de criminosos que buscam atuar de forma anônima entre os adolescentes.

Porém, nos Estados Unidos há um histórico de casos controversos, onde após publicações que incitavam estupro e continham até mesmo ameaças de morte, perfis foram mantidos ativos pelo aplicativo.

Tudo isso nos permite chegar a conclusão de que a internet precisa ser bem utilizada pelos jovens, e que apesar da possibilidade dela nos fazer atravessar fronteiras para encontrar novas pessoas, o ideal é que nessa fase o contato se mantenha mais restrito a quem já conhecemos.

Atualizado em: 30/09/2024 na categoria: Aplicativos de Relacionamento

Autor: Clara Ferrão

.

Você pode gostar...