Editores de Texto Online e Gratuito - Melhores Opções
Conteúdo [Esconder]
Documentos Google
O Documentos Google é bastante semelhante ao Microsoft Word, sendo em relação as suas ferramentas e interface, deixa a plataforma bastante confortável e intuitiva de utilizar. Sendo considerado a melhor opção para quem busca um editor de texto online e gratuito. Oferecendo a criação de textos em Branco ou editar textos já escritos , além de contar com uma barra de utilitários completa e separada entre: Arquivo, Editar, Ver, Inserir, Formatar, Ferramentas, Complementos e Ajuda. Para utilizar o Documentos Google é bem simples, basta acessar o site e Iniciar um novo documento clicando em Novo ou fazer um Upload do seu texto. Após isso, você pode digitar seu texto da forma que desejar, com inúmeras fontes e formas disponíveis, possibilidade de adicionar imagens e diversas formas de formatação. Para salvar o projeto basta clicar em Arquivo, depois em Fazer Download e escolher o formato que preferir.Graphite Writer
Graphite Writer é uma plataforma com design moderno e inovador, sendo um local mais criativo e dinâmico para as produções de texto. Diferente do editor citado acima, oGraphite Writer oferece um conceito mais minimalista, onde estão presentes apenas ferramentas essenciais, com o intuito de oferecer foco para o usuário. Além disso, essa é uma plataforma open source, o que significa que existem muitos voluntários que focam em melhorar o site para trazer uma experiência de uso mais completa. Para começar a utilizar o Graphite Writer basta acessar o site e realizar um cadastro. Um ponto positivo é que o site está disponível em dois idiomas, Inglês e Português. Para começar a digitar seu texto é preciso fazer o Upload de um documento ou clicar em Novo. Após finalizar a edição, você pode Salvar, Imprimir ou Compartilhar.Libre Office
O Libre Office é um programa que pode ser instalado gratuitamente no Windows, contando com diversas ferramentas, entre elas um editor de textos. Essa plataforma é bastante utilizada pelas pessoas com computadores do sistema operacional Linux, mas tem se tornado cada vez mais conhecida. Um dos grandes benefícios do Libre Office é ser um software de código livre, assim seus usuários podem utilizar de forma online ou offline. Além disso, estão presentes diversos elementos básicos para um texto, como:- Fontes variadas;
- Formatação da página;
- Edição de Imagens;
- Paginação da folha;
- Visualização em outras versões;
- E muito mais...
Fast Format
O Fast Format é uma opção para os universitários, pois foi desenvolvido justamente para alunos e professores de qualquer instituição de ensino. Em 2021, a plataforma contava com 1.500.000 usuário e mais de 2.000.000 de documentos escritos, mostrando ser bastante utilizada e famosa. Para começar a criar seus textos é necessário realizar um Cadastro, que pode ser feito com a conta do Google ou Facebook. Por ser voltado para edição e criação de textos acadêmicos, o Fast Format oferece formatação automática dentro de diversas normas, como a ABNT e revistas nacionais ou internacionais. Além de contar com todos os recursos tradicionais de um editor de textos, como:- Separação por Capítulo;
- Diversas Fontes;
- Letra em Negrito, itálico e Riscado;
- Adicionar e editar imagens;
- Criação de gráficos e tabelas;
- Formatação da página;
- E muito mais...
Only Office
Only Office é outra plataforma bastante semelhante ao Microsoft Word e oferece diversos recursos exclusivos para seus usuários. Esse site fornece muitas ferramentas de edição de texto e personalização, além de disponibilizar recursos mais avançados, como inserir vídeos e gifs animados no seu documento, com alta capacidade de performance. Outra grande vantagem é a possibilidade de incluir equações matemáticas e gráficos no arquivo, deixando o seu texto completo e ideal para qualquer trabalho. Para os usuários do WordPress, existe um plugin que realiza a ligação entre as duas plataformas, trazendo praticidade e versatilidade. O Only Office está disponível em diversos idiomas, entre eles o Português, além de contar com uma versão gratuita e outra paga com recursos exclusivos.Zoho Writer
O Zoho Writer é um site que a primeira vista pode parecer simples, porém ele conta com muitos recursos avançados. Para começar a utilizar basta acessar o site Zoho Writer e fazer um Cadastro ou clicar em Criar Documento. Após acessar a parte de criação de Textos é possível notar uma interface ultrapassada, mas visualmente confortável, com uma barra separada entre: Formato, Inserir, Campos, Design, Configurações da Página, Visualizar, Ferramentas e Automatizar. Acessando as Ferramentas é possível encontrar alguns elementos diferenciados, como:- Digitação em Foco;
- Som de máquina de escrever;
- Tradução automática;
- Cor da Marcação;
- E Insights.
Dropbox Paper
Dropbox Paper é um editor e criador de texto online gratuito do Dropbox, mas não é preciso ser usuário do serviço para utiliza-lo, pois está aberto de forma pública e online. O seu ponto principal não é a variedade de ferramentas de personalização, visto que existem poucas fontes disponíveis na plataforma. Mas, duas grandes vantagens do Dropbox Paper são a criação remota, onde você juntar com colegas de trabalho e editar o texto juntos, e um amplo leque de templates prontos, para todos os tipos de documentos. Além disso, é possível utilizar diversas mídias em seus textos, como:- Spotify;
- YouTube;
- Instagram;
- Prezi
- Facebook;
- E muitos outros...
Atualizado em: na categoria: Aplicativos para Estudo e Trabalho
Autor: Webnata
Uma equipe focada em entender seu público e assim, trazer o conteúdo mais relevante a cada dia.
Você pode gostar...
-
Como usar o ChatGPT no trabalho? 71 Prompts que vão te ajudar
O uso do ChatGPT tem sido cada vez mais frequente, e um ponto bastante positivo é que ele pode nos auxiliar até mesmo diante de funções mais específicas
[Continue Lendo...] -
Ferramentas para Humanizar textos de ChatGPT
O uso do ChatGPT tem sido cada vez mais frequente, levando em consideração o fato da plataform ser bastante útil para atividades como a escrita de textos, já qu
[Continue Lendo...] -
Como Usar as Redes Sociais para Promover seu Trabalho
O trabalho divulgado através das redes sociais já deixou de ser algo novo para muitas pessoas dos setores de marketing, comercial e industrial no Brasil.
[Continue Lendo...] -
Melhor editor de PDF gratuito: Veja quais são
Grande parte dos documentos que enviamos e recebemos estão no formato PDF, mas diante da necessidade de fazer edições isso pode se tornar um problema, a menos q
[Continue Lendo...]